Tratamento do Alcoolismo
O abuso do álcool tem atingido diferentes classes sociais e ambos os sexos.
E também, é mais consumido pelo sexo masculino em relação ao feminino. O consumo de álcool estão cada vez maior, principalmente em pessoas com idade igual ou inferior a 18 anos. Por isso, é importante lembrarmos constantemente que o uso excessivo de álcool acarreta doenças, internações hospitalares, crescimento nos índices de criminalidade, acidentes de trânsito e até mesmo a morte.
O álcool nem sequer é considerado uma droga que causa dependência física e psicológica por grande parte da sociedade. Sua venda é livre e ele integra a cultura atual ligada ao lazer. Uma reunião em casa de amigos, o happy hour depois de um dia estafante, a balada de sábado á noite, a paradinha no bar na saída do escritório não tem sentido algum sem a bebida alcoólica.
A negação é um dos maiores obstá¡culos para a obtenção de ajuda contra o alcoolismo. O desejo de beber é tão forte que a mente encontra muitas maneiras de racionalizar o consumo, mesmo quando as consequências são óbvias. A negação pode agravar ainda mais os problemas relacionados com o álcool, trabalho, família etc. Alcoolistas são mais propensos a pedir divórcio, se envolver em violência doméstica, perder o emprego e deteriorar sua condição financeira.
Para que tudo isso seja evitado e o paciente volte a socializar-se, gerando bem estar físico e mental, tanto para ele, quanto para os familiares, é necessário um tratamento. O tratamento para alcoolismo deve ser planejado, identificando os componentes estruturais do serviço e as etapas envolvidas. A organização interna desse serviço é composta pelo ambiente de tratamento, composiçãoo da equipe multiprofissional e o tipo de alcoolismo.
É importante lembrar que a família exerce papel fundamental nessa batalha, visto que os melhores resultados são obtidos com o apoio e compreensão dos familiares. Diante disso, oferecemos todo suporte necessá¡rio a cada família.