O consumo abusivo de drogas ilícitas
O consumo abusivo de álcool e de drogas ilícitas vem crescendo progressivamente, sobretudo entre os jovens. Você precisa saber quais são as drogas que causam mais dependência ajuda a compreender a melhor maneira de frear seus determinantes e ajudar quem enfrenta a adicção.
Entenda também o que é a overdose, quais são os seus impactos e os riscos que ela representa à saúde mental e emocional do dependente.
As principais motivações para a adicção em drogas
Um estudo publicado pela Revista da Escola de Enfermagem da USP analisou as principais motivações que levam ao consumo inicial de drogas pelos adolescentes e jovens. As razões mais evidentes estão associadas à atenuação da crise existencial, uma característica marcante da adolescência.
Além disso, a pesquisa destaca outros fatores que contribuem com a crise existencial e estimulam o consumo de entorpecentes na juventude. A ruptura dos laços sociais, os conflitos familiares e as condições de vulnerabilidade social e econômica são os pilares mais relevantes.
Portanto, ainda que a adicção em drogas possa acontecer em qualquer faixa etária, entre adolescentes e jovens, o risco de envolvimento com tais substâncias é maior. Nesse grupo, há uma intensa relação entre o consumo de drogas e a instabilidade mental, o que exige mais cuidado e atenção por parte da família, da comunidade e dos profissionais de saúde.